O Eufrates no apocalipse

A seca do Eufrates está citada no capítulo 16 de Apocalipse, e tem relação com “a sexta taça da ira”. Embora a Bíblia não forneça maiores detalhes de como isso ocorreria, desde o ano passado os cientistas alertam que, de fato, o Eufrates e o Tigre, principais fonte de água potável do Oriente Médio, estão secando. Começa assim o capítulo:

“Ouvi uma grande voz que dizia desde o templo aos sete anjos: Vão e derramem sobre a terra as sete taças da ira de Deus”.

 

E segue no versículo 12:

“O sexto anjo derramou sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a água deste se secou, para que estivesse preparado o caminho aos reis do oriente”.

Parte da perda (algo mais de 40%) tem sido atribuída a uma seca de 2007, enquanto cerca dos 60% restantes se deve ao bombeamento de águas subterrâneas, algo que cresce durante e após as secas.

www.youtube.com/watch?v=s7fe_5Zrcf8

A população que costumava viver às margens do Eufrates testemunharam seu recuo e com isso, foram obrigados a abandonar as fazendas. Com isso, pescadores e agricultores empobrecidos continuam fugindo para cidades maiores à procura de trabalho.