Rio Eufrates está a secar

Um estudo de cientistas do Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA, nos Estados Unidos, detectou uma grande perda de água doce nos rios Tigres e Eufrates. Este grupo chegou a estas conclusões graças aos dados coletados pelo satélite Grace da Nasa, que verifica as reservas de água do mundo. Esta região, segundo relata Gênesis 15.18 é a terra dada por Deus a Abrão, dizendo: “À tua descendência darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates”.

Agora, de acordo com a investigação, os rios, que percorrem Iraque, Irão, Turquia e Síria, têm perdido tanta água como a que há no Mar Morto, ou seja, cerca de 144 quilômetros cúbicos de água em sete anos.

“É água suficiente para atender as necessidades de milhões de pessoas na região a cada ano” assinalou Jay Famiglietti, o principal pesquisador do estudo.
 




“Os dados de Grace mostraram um índice alarmante de descenso no armazenamento total de água no Tigres e Eufrates, que atualmente possuem a segunda taxa de perda mais rápida de águas subterrâneas da Terra após Índia”, sintetizou Famiglietti.

De acordo aos cientistas, com as mudanças climáticas calcula-se que as secas da região sejam mais extremas e estimam que a demanda de água aumentará cerca de 60% até 2045.